Seguidores

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Adeus ao Radialista Apolinário


Prefeita decreta luto de três dias pelas mortes do radialista Apolinário e do líder comunitário Aloizio Olaia
Dárcy Vera destaca a importância de Apolinário e Olaia na vida da cidade, seja na defesa da música e da cultura, como também do meio ambiente
 
Fotos Divulgação

O radialista Eurípedes Apolinário, que faleceu nesta segunda-feira, no Hospital das Clínicas/Campus, vítima de um parada cardíaca
 

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, decretou luto oficial de três dias devido às mortes do radialista Eurípedes Apolinário e do líder comunitário e ambientalista, Aloizio Olaia, ocorridas nesta segunda-feira, dia 7, em Ribeirão Preto. A iniciativa do Governo Municipal homenageia esses dois homens que, cada um a sua maneira, marcaram a rotina do município, seja na difusão da cultura (Apolinário) ou na defesa do meio ambiente, como militou incansavelmente Olaia.
Figura tradicional e consagrada no rádio da cidade e região, tendo iniciado sua carreira em Franca, em 1970, com o programa “Coisas do Nosso Brasil”, Apolinário, como era conhecido, faleceu na tarde desta segunda-feira, no Hospital das Clínicas/Campus, devido a um acidente vascular cerebral. Ele estava internado desde quinta-feira, após sofrer uma parada cardíaca.  Era casado com Lina Dornelas, pais de Thiago, formado em medicina pela USP de Ribeirão Preto.
Em 1980 foi contratado pela Rádio 79. Passou por inúmeras emissoras de Ribeirão, como Renascença e Brasiliense, fazendo muito sucesso, tendo recebidos discos de ouro e prata em defesa da música sertaneja. Em outubro de 2004, Apolinário retorna a Rádio 79 pelo Sistema Thathi de Comunicação, apresentando seu programa diariamente das 15h às 18h e aos sábados, das 6h às 8 h.
 

Defesa intransigente do meio ambiente: Aloizio Olaia faleceu nesta segunda-feira, vitima de psoríase e falência renal
 

O ambientalista Aloisio Olaia, era divorciado e pai de Flávia Buichi Olaia Estava internado desde o dia 5 de abril no Hospital das Clínicas, com quadro de psoríase grave, que se estendeu para a falência renal. Morador no Jardim Palmares, era figura popular no bairro, conhecido pela defesa intransigente do meio ambiente. Além disso, Olaia era também um lutador pela qualidade de vida da cidade, pois era comum vê-lo integrar movimentos sociais e políticos. 
Era um freqüentador das sessões da Câmara Municipal e constantemente participava dos programas de rádio defendendo as causas da cidade. “Estou profundamente tocada pela morte destes dois amigos, que conheço além das atividades profissionais, como o consagrado Apolinário e o militante ambientalista Aloizio Olaia”, declarou a prefeita.“Apolinário marcou a história do rádio com uma programação eclética, que misturava música e informação. Não dá pra falar de rádio sem mencionar o nome dele”, completou a prefeita.
Aloizio Olaia era um militante incansável na defesa do meio ambiente. Estava sempre envolvido com as questões do município. Eu tinha um grande apreço pela luta dele. Mesmo doente ele continuava exercendo sua cidadania. O Jardim Palmares sentirá demais a falta dele, assim como todos nós”,  completou ela.

Nenhum comentário: