Seguidores

terça-feira, 20 de março de 2012

O FUTURO DE NOSSO PLANETA*** Desafio BULAD



 O FUTURO DE NOSSO PLANETA



Questões a serem consideradas:
***PLANETA X HOMEM X SUSTENTABILIDADE***


***O que é SUSTENTABILIDADE 

Sustentabilidade é a capacidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Nos últimos anos, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.

e o que são ATITUDES SUSTENTÁVEIS?***
Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito complexo, que gerou dois programas nacionais. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que é a capacidade de integrar  seus 4 pilares da sustentabilidade*as Questões Sociais(cultural), Energéticas, Economicas e Ambientais.




Mas o que é, afinal, sustentabilidade? Esse conceito foi criado em 1987, por representantes de 21 governos, líderes empresariais e representantes da sociedade, membros da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU. 

O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades. 
Em outras palavras, é o equilíbrio na convivência entre o homem e o meio ambiente. Isso significa cuidar dos aspectos ambientais, sociais e econômicos e buscar alternativas para sustentar a vida na Terra sem prejudicar a qualidade de vida no futuro. 

Atualmente o que mais se fala é em projetos sustentáveis em todos os sentidos, isso porque apensar de a sustentabilidade e a idéia de ter novas atitudes pensando no meio ambiente e que qualquer atitude mal pensada hoje pode se tornar uma falha no futuro e te atingir ter surgido há muitos anos, só agora que o mundo esta acordando e cada vez mais autoridades atentas a desequilíbrios naturais e catástrofes que vem ocorrido.

Um termo muito comentado na atualidade nos jornais, televisão, rádio e principalmente em colunas de economia isso tudo voltado à crise ambiental que existe hoje em dia, um dos maiores desafios lançados a sociedade é compreender o complexo da sustentabilidade só depois podemos acabar com processos de desenvolvimentos atuais e optar pelos desenvolvimentos sustentáveis. 

O que muitas pessoas não sabem é que desenvolvimento e projetos sustentáveis estão completamente ligados com o setor de gestão empresarial é a partir de ações feitas por grandes empresas e multinacionais que poderemos garantir um futuro melhor.


Alguns exemplos de projetos sustentáveis de empresas famosas como O Boticário que reutiliza suas embalagens a marca disponibiliza a arrecadação de sacolas usadas, basta se encaminharem até uma loja mais próxima e doar as sacolas já usadas que costumamos jogar fora ou guardá-las. 
Diminuindo o impacto ambiental-garrafas pet

Outro exemplo que temos no Brasil é a marca Natura oferece produtos completamente naturais e o melhor é que é riquezas do Brasil o que valoriza muito mais nossa meio ambiente, embalagens para presentes, sacolas, recipientes dos produtos, caixas e até mesmo o catálogo são recicláveis e a empresa faz questão de evidenciar o trabalho sustentável que faz. 
Alguns bancos como Bradesco também já utilizam papeis recicláveis cartas enviadas, impressões entre outros, tudo isso para mostrar que é preciso se conscientizar e que não há método melhor para que as pessoas compreendam a importância.

Alguns supermercados também investem em projetos sustentáveis para beneficio e lucro da empresa como o uso de sacolas plásticas que podem ser substituídas por de papel e até pelas domesticas de tecido que podem ser reutilizados para várias compras, alguns mercados trabalham com o esquema que é o seguinte quem não optar pela sacola plástica ganha desconto. São atitudes feitas por empresas que podem trazer a consciência e não é apenas a garantia do meio ambiente que estamos falando são fatores benéficos que além de trazer lucros para o negócio contribui de certa forma para salvar o planeta.
Educação ambiental nas escolas
Entre tantos acontecimentos no mundo uma das palavras mais ouvidas nos últimos anos é: SUSTENTABILIDADE, já ouviram? Em revistas, jornais, sites, novelas enfim qualquer meio de mídia e comunicação hoje em dia questiona algum fator que envolve a “palavra da moda” com o meio ambiente seja em uma coluna, uma propaganda, ou próprio incentivo, todos os meios em algum momento relacionaram este tema, mas não adiantam tantos meios se nada é feito. 

Sustentabilidade nada mais é do que uma atitude humana para reverter danos relacionados à natureza ou meio ambiente de forma geral, decorrente do cotidiano da sociedade, é no dia-a-dia que tudo acontece que jogamos copos e vários outros materiais descartáveis, que “mandamos” ralo à baixo litros de óleo de cozinha, que lavamos a garagem, o quintal e o carro e que desperdiçamos muito papel, já passou da hora de colocarmos em prática esta palavra tão cogitada. 


Além de um grande “negócio” é um meio de demonstrar respeito pela vida, por sua e por outras gerações e ainda garantir um futuro que muitos sonham.
O sistema de reaproveitamento da água da chuva é um grande passo, este é um sistema de captação, e contrário do que muitas pessoas imaginam não possui um preço elevado, hoje em dia muitas empresas investem neste ramo e além de várias formas de pagamento há também variadas marcas, que além de ser uma fonte renovável garante a você água pura.

Ao comprar móveis para sua casa, empresa ou escritório você também pode contribuir, todo material legal que não é retirado ilegalmente da natureza através de madeireiras clandestinas possui um selo de certificada legal, que garante a você a compra segura e não contribua par ao mercado clandestino.


O lixo orgânico é um dos maiores causadores do apodrecimento do solo (quando jogado incorretamente em lugares indevidos, como é o caso da maioria), existe um equipamento que se chama composteira doméstica e faz com que todo o lixo orgânico se torne adubo, que você poderá vender ou doar para plantações e viveiros. O lixo inorgânico (plástico, vidro, metal entre outros) deve ser separado, também é possível encontrar em lojas de departamentos domésticos lixos com as devidas cores, o preço é acessível e te ajudará a não se atrapalhar na hora de separar a coleta.
Os equipamentos domésticos também contribuem, na hora de comprar opte pelos que possuem baixo consumo de energia, vale contratar um arquiteto ou paisagista que possa te ajudar a projetar ambientes de forma que entre mais iluminação e possua boa ventilação, assim você economizará nas lâmpadas e evita o ar condicionado.
Quem possui jardim em casa pode utilizar uma fonte que muitos imaginam que deve ser descartada, o esgoto é classificado como água cinza que vem dos chuveiros e lavanderia e as águas negras que vem da pia e do vaso sanitário, esta água pode ser reciclada de forma de fique reutilizável para irrigar o jardim.
Estas são apenas algumas dicas para que você possa iniciar os seus projetos de sustentabilidade, não acredite que as fontes são inesgotáveis e que tudo irá durar para sempre, começar já é uma grande ação pelo meio ambiente.



Clique no link, leia as regras e participe!


http://blogueiraselucas.blogspot.com.br/2012/03/planeta-x-homem-x-sustentabilidade.html#comment-form




Por hora era o que tínhamos
Pesquisa da internet


Um comentário:

Raios de Alegria Artesanatos disse...

Ola vim ver seu desafio ,parabens, ja estou te seguindo .bjo