Seguidores

segunda-feira, 5 de março de 2012

Nossa Comunidade pode perder o Projeto CriAção.




Editorias \ Política
RSS
Sexta, 24 de Fevereiro de 2012 - 09h31

Gláucia critica prefeitura por pedir que ONG deixe prédio

Oposicionista ligada à organização insinua que ato poderia ser retaliação a ela em ano eleitoral

Monize Zampieri

A vereadora Gláucia Berenice (PSDB), que compõe o bloco de oposição, criticou a prefeitura ontem, em pronunciamento na tribuna da Câmara, por ter solicitado à ONG Crescei, da Comunidade Cristã de Ribeirão Preto, que desocupe até o dia 2 de março as cinco casas que ocupa, por meio de comodato com o município, na Vila Tecnológica, no bairro Alexandre Balbo II, na zona Norte.
A tucana insinuou que pode haver motivação política no ato, ao dizer que "não quer acreditar" que a medida do Executivo seja uma retaliação à ela - uma das criadoras do projeto CriAção, desenvolvido no local - devido ao ano eleitoral. Ela pediu para que a determinação seja revista.
A prefeitura diz que tem projetos para as casas e que o comodato venceu há quatro anos, quando o deputado estadual Welson Gasparini (PSDB) era o prefeito de Ribeirão.
Geração de renda
A parlamentar, que é evangélica, destacou que 240 pessoas são atendidas no projeto CriAção, iniciado em 1996, com oficinas de geração de renda e medidas socioeducativas gratuitas.
"É impossível acreditar na seriedade de uma administração que trata seus parceiros dessa forma. Quero saber se a administração ouviu as pessoas atendidas e as que, graças ao projeto, foram inseridas no mercado de trabalho. O projeto transformou a população sem nenhum centavo da prefeitura", afirmou.
Gláucia declarou ainda que, desde o início do governo da prefeita Dárcy Vera (PSD), a Comunidade Cristã tenta, em vão, renovar o contrato de comodato. "Não sei se é retaliação, mas, desde que assumi como vereadora, me afastei do projeto, que existe há 16 anos e tem vínculo com o local. É importante mantê-lo lá, mesmo que tenhamos que pagar a locação. Peço sensibilidade", disse.
Secretarias têm planos para as casas
As Secretarias de Cultura, Esporte e Assistência Social têm planos para as cinco casas ocupadas pelo projeto CriAção, no Alexandre Balbo II. A informação é do secretário da Casa Civil, Luchesi Junior. O secretário, porém, não especificou o que e quando será implantado. "A desocupação foi solicitada porque há um projeto para aquele local, nas áreas de Cultura, Esporte e Assistência Social", resumiu.
Entretanto, Luchesi negou qualquer tipo de retaliação à oposicionista. "O comodato com a prefeitura está vencido há quatro anos, portanto, desde o governo Gasparini. Não acredito que o ex-prefeito, sendo do mesmo partido da vereadora, não renovou o comodato por retaliação", alfinetou, emendando que não recebeu pedido para ocupação em outro local.













Gláucia critica prefeitura por pedir que ONG deixe prédio

Projeto CriAção



Criado em 1994, o Projeto CriAção assiste a famílias
de baixa rendados bairros 
Maria Casagrande e Alexandre Balbo II, que são beneficiadas com cursos 

pré-profissionalizantes como crochê, pintura em louça e tecido, confecção de bijuterias, bordado, estética (formação de cabeleireiros, depilação, manicures), etc.

Tem oferecido gratuitamente ainda o curso de Introdução à Informática, incluindo Windows, Word e Excel, a centenas crianças e adolescentes.

Este projeto objetiva trazer equilíbrio e dignidade às famílias assistidas, já que estas são oriundas de um projeto de desfavelamento.

 Embora tenham realizado o sonho da casa própria, estas famílias trouxeram consigo problemas como a falta de qualificação profissional,

 desemprego e sub-emprego, ociosidade, renda familiar insuficiente, desestruturação familiar, alcoolismo, analfabetismo, entre outros. 

Com o trabalho de apoio social a estas comunidades, portas de evangelismo têm sido abertas e já muitas pessoas foram salvas e células geradas a partir daí.
Além do trabalho que deu origem ao projeto, um núcleo foi criado com o objetico de trabalhar diretamente com as  crianças dessa região, dando-lhes atenção, atividades sócio-educativas e reforço escolar.

Oficinas e Cursos

- Corte e costura
- Costura reta, confecção de roupas de cama e mesa – enxovais em geral,
- Confecção em malharia 
- Pintura em madeira
- Pintura em tecido
- Bordado em pedraria
- Bordado em ponto cruz, macramê 
- Oficinas de estética: Cabeleireiro, Depilação, Manicure e Massoterapia 
- Crochê 
- Biscuit
- Retalhos – fuxico, pacthwork
- Camareira
- Reforço escolar
- Alfabetização de Jovens e adultos



Se esse trabalho não tem valor para o vereador, para nós fez, faz e fará toda a diferença! Precisamos é somar e não subtrair!
Queremos que a ONG FIQUE!


Pois é, basta a aproximação de ano aleitoral, para aparecer propostas que nos deixam boquiabertos; e esta foi mais uma.
A nova edição devemos a mente “brilahnte “ do vereador Gaiola”, que não mais que derrepente inventou de exterminar um trabalho que vigora em nossa comunidade ha 16 anos, de forma harmonica produtiva e importante, para colocar o seu projeto, que sabe Deus nos trará algum resultado positivo.

Tudo bem. As ideias dele podem até fazer algum sentido. Até eu mesma já pensei como nossa cidade reagiria caso tivesse “Sub Prefeituras” a exemplo , se não me engano da capital paulista. Mas convenhamos que um “sonho” desses deve ser planejado com muito , com todo cuidado possivel e imaginável, pradar certo. Acredito que há tantos detalhes a serem pensados planejados, preparados, e que nada pode ser colocado assim como a um “Sonho de Ícaro”.
Então, como eu não vejo com bons olhos , penso que tirar um trabalho que ja vem de longa data produzindo com resultados fantásticos dentro da comunidade, atendendo as mulheres, jovens e crianças de nossa área , que não tiveram outras oortunidades, pra colocar algo  cujo sucesso eu não apostaria, visto que durante esses anos todos, temos unidades ociosas na praça da Tecnologia, e que ninguém se interessou em ocupar com projetos para nossa gente. Eu mesma apresentei dois projetos, que ficaram esquecidos nalguma gaveta; um de curso de mecanica de motos para  jovens, sem custo algum para o municipio, e outro para uma biblioteca.

Até mesmo a unidade da COHAB que ali funconava foi encerrada. A unidade da Guarda Municipal, cusros diversos, que atenderiam a jovens e crianças. Nada disso funciona mais na praça, que comporta  também o segundo Teatro de Arena do Municipio, e teve seu equipamento de iluminação de solo soterrado e concretato, deixando a área as escuras, propiciando a aglomeração de vândalos e dependentes quimicos. A manutenção, os cuidados a reativação da iluminação da arena, só foi possivel pela insistencia das responsáveis pelo aprojeto CriAção, que o reativou e possibilitou o retorno das familias ao espaço com eventos rotineiro, o que constrangeu os maus usuários a buscarem outro lugar. E o trabalho deles não ficou restrito ao Alexandre Balbo, Qualquer morador  da região aqui conhece , já se beneficiou e sabe da importancia que teve  e tem entre nós do projeto HVIDAS,  as oficinas,e o acolhimento das crianças no periodo contrario ao escolar, para meninos e meninas na primeira infancia de reforço escolar, que fatalmente ficariam na rua.

Pedir a retirada da Ong de nossa região, significaria “cuspir no prato que comeu”.
Não queremos que a ONG nos deixe. Ela é a unica coisa boa que foi implantada, deu frutos  criou raizes e permanece ativa em nossa comunidade.

 Hoje fui procurada por um grupo de mulheres , pedindo-me apoio para que não acabassem com o trabalho da ONG. Não sou mais a lider Comunitária, mas muitos ainda não sabem disto, e me veem como alguem que as representa. 
Porém ainda e acima de tudo, sou uma cidadã observadora, e antenada com o que acontece. Se alguém afirmar que precisa das unidades para projetos sociais, eu afirmo ser mentira, pois ali tem 15 unidades, e o projeto somente utiliza 5 unidades, que são as únicas conservadas , as demais algumas estão a disposição das intempéries e  dos pombos que a mais de um ano se mudaram para seus telhados e se procriaram em seus forros de madeira, e tomaram conta das unidades abandonadas. Outras unidades , onde já funcionaram algumas oficinas, estão vazias, e a disposição de vandalismo. Somente as unidades utilizadas pelo projeto se encontram protegidas e conservadas, e isto porque a Ong paga programa de vigilância e alarme.
Qualquer vereador que queira ganhar pontos com a comunidade deve antes de tudo conhecer de fato, e usar de honestidade, franqueza, clareza, e acima de tudo, nós os eleitores necessitamos de suas inteligencias. O fato de um Comodato estar vencido, não é justificativa suficiente para exterminar algo que está dando certo. 

Manda o bom senso que se regularize situação burocrática, e e se dê o devido valor a quem conquistou m´peritos e  pronto. Não podemos esquecer que esta instituição tem núcleos de trabalho semelhantes em diversas partes do Brasil, e que não podemos nos dar ao luxo de dispensar trabalhos comunitários e parcerias como estas. 
Seria andar de ré. Se o município com sua vereança desse conta do "recado", aí sim poderíamos até pensar. Mas não é esta a nossa realidade, não é mesmo sr. vereador Gaiola?.                          .
Se eu tivesse a chance de falar ao vereador Gaiola, lhe diria pra fazer sim o que pretende, mas que deixe a nossa comunidade em paz. Precisamos é somar e não subtrair. 
Com certeza ele encontrará no parque dos Pinos, ou no H. Rigon, espaço propricio pra realizar o seu sonho de sub – prefeitura, que será muito bem vindo, repito se vier para somar.

Nenhum comentário: