Seguidores

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Outro incendio em menos de 30 dias na nossa região


Infelizmente mais uma vez deparamos com uma  tragédia na nossa região, atingindo pessoas conhecidas e amigos.


























 










Um incêndio ocorrido a dois dias na favela da Via Norte ou Mario Covas, teve como saldo dois mortos e diversos barracos destruidos pelo fogo. 


Foram sete barracos envolvidos no sinistro,incluindo uma igreja que funcionava no local. 
Com a mesma eficiencia de sempre, a prefeita Darcy Vera  se deslocou para o local com sua equipe, e tomou medidas necessárias em casos como este, providenciando alimentação, roupas ecolchões, além de cadastros para a recolocação dessas familias no programa de Moradia. 

Como membro do Conselho de  Moradia da gestão passada, conheço de perto as dificuldades enfrentadas pela administração em manter os projetos do programa em dia, e a todo momento surge uma situação de emergência. 







Tudo isto vai criando novas realidades dentro do programa que precisa se adequar, para amparar  famílias em risco social, sem perder os planejamentos.

As familias desta área já faziam parte do programa Minha Casa Minha Vida, e o incendio veio criar  situação de urgência. 

Como é de hábito,muitas preferiram serem acolhidas em casas de parentes, e a prefeita Darcy providenciou a rápida limpeza do local, com remoção dos escombros.

Recordemos que no final do mês passado tivemos um sinistro no Maria Casagrande lopes, provocado também por desentendimento de moradores, onde o causador do incêndio quase foi linchado pelos moradores; apesar da destruição, e do desabrigo de 60 familias, ninguém perdeu a vida, e só tivemos  1 ferido.
Mal as pessoas se restabelecem deste susto, acontece outro, A maioria dos moradores da Mario Covas, são de famílias oriundas do Maria Casagrande, nas figuras de filhos, familias que perderam o poder aquisitivo, ao ponto de não conseguirem manter em dia as parcelas da cohab, migrando, assim, para esta área, agasalhando os filhos e idosos em precários barracos de madeira e tudo o que encontrassem que servissem de anteparo contra as intempéries naturais.

  Todos se conhecem e muitos são parentes, pessoalmente acompanhei a labuta de alguns deles na ocasião do nascimento desta comunidade, as dificuldades, as carências, mas também a perseverança aliada a esperança de construir um lar para abrigar as suas familias, e realizar no futuro o sonho da casa própria.Visitei alguns, como o Bar do Tio,e me comovi.
 Tenho um carinho especial por esta comunidade, e me lembro que quando ela iniciou-se, o então Governador Mario Covas  já lutava contra o câncer que o vitimou. As famílias Pioneiras desta comunidade são exemplos de resitencia, diante da adversidade.
 Lembro-me de ter tido um diálogo com uma das moradoras, pessoa inteligente e dinâmica,que liderava os moradores, que enaltecia a coragem, perseverança e fé do então governador Mario Covas, e que via na sua luta pela vida, um exemplo para eles, significava a coragem para não desistirem dos seus propósitos.
Interessante registrar que essa moça era analfabeta, mas de uma inteligencia notável!
(Caso ela me permita volto aqui e registro o seu nome.)
É muito triste ver esse tipo de coisa acontecer. Vemos tragédias  todos os dias, não há como se acostumar, mas quando acontece com quem conhecemos, a coisa nos fere mais profundamente.



Essa comunidade levará muito mais tempo pra esquecer os momentos terríveis que passaram, do que para reconstruir o que perderam no sinistro.
Um dos mortos é um garotinho de tres anos, e segundo as informações foi ferido pelo próprio pai num momento de  fúria fatal,  e  que em seguida provocou a própria morte incendiando o seu barraco.Seu corpo carbonizado foi resgatado dos escombros pelos bombeiros.

A todos os envolvidos endereço minhas orações, pedindo ao Pai Maior o amparo necessários, e o breve restabelecimento psicológico daquelas pessoas. Muitas crianças vivem ali, e uma tragédia dessas não é coisa que uma criança deveria passar nem assistir.
Que Jesus envie o socorro aos espiritos eternos dos que partiram, visto que morrer é somente uma mudança de “fase”, além do que o suicídio não ser solução para os nossos problemas, apenas aumenta as dores e os sofrimentos.
Vamos acompanhar o desenrolar dos fatos e registrar aqui, sempre torsendo para que o sucesso seja o resultado, que a administração publica consiga realizar o planejado e que nossa cidade consiga viver cada vez mais de forma digna e feliz.

 Parabéns a nossa prefeita, essa mulher de fibra de primeira linha, que não deixa a peteca cair! Que a asBençãos do Alto a envolva a cada dia, a cada decisão! v

Nenhum comentário: