Seguidores

sábado, 4 de março de 2017

Associação dos Moradores do Jdm. Alexandre Balbo I e II figura em TCC de Moradora Universitária



História da Minha Comunidade

Em  11 de novembro de 2009 ,   recebi um E-mai da então universitária Edna Canuto, que desejava de algumas informações para montar sua Monografia , e me pediu para contar um pouco sobre a história da Associação dos Moradores do Bairro.
Ela enviou as perguntas , eu respondi, e posto aqui como registro da história de nossa comunidade:
Eunice,estou fazendo a minha monografia, e gostaria de contar um pouco sobre a associação do bairro.
Perguntas.....

Nome da Associação: -Associação Comunitária dos Moradores do Conjunto Habitacional Alexandre Balbo I e II-(ACMCHAB).

1 -Inauguração da associação
 R- Data de inauguração:11 de novembro de 1.991

2 - Presidentes da Associação
R-Primeiro Presidente: Sr. Irineu Checchio de 27/12/1.991 a 21/05/1.994.
Assume o Vice- Presidente: Sr.Luiz Antonio Costa de 22/05/1.994 a 10/02/1.995
Segundo Presidente: Sr.Valdomiro Martins da Silva de 11/02/1.995 a 22/02/1.997
Terceiro Presidente:Sr. Nelson Donizeti dos Santos de 22/02/1.997 a 15/04/1.999
Quinto Presidente: -Sr.Luiz Antonio da Costa de 16/04/1.999 a 23/10/2.005
Sexta Presidencia: Sra. Leila da Silva Santos de 23/05/2.005 a 17/05/2.009
Atual: Eunice Terra Fomm desde de 17/05/2009.

3 - Atuação da associação junto aos moradores:
Com característica voltada para a educação, e capacitação profissional, atualmente promove diversos cursos como, pintura em tela, em tecido, bordados e crochêt, bordados em chinelos, participação no PIC (programa com a terceira idade), e programa Ribeirão Jovem que promove a inclusão digital, em dois horários, além do Projeto  “GIRAR” destinado às mulheres donas de casa, Geração de Informação, Renda e Arte,coordenado pela Assistente Social Cristiane e a Empresaria Mercia, com geração de rendas para as participantes que trabalham artesanato direcionado para feira de artesanato da cidade. Concomitante a esse trabalho, essas mulheres recebem atenção de profissionais voluntarios como Advogado(a), Professor SEBRAE,Medico(a).

.4 - A associação atende apenas o bairro Alexandre Balbo? ou esta integrado a um outro bairro?
 Não! Somos uma grande família e interagimos com os projetos  e ações existentes  , como o Projeto da Comunidade Cristã  “CRESCER”que desenvolve varias frentes de trabalho no bairro, envolvendo pessoas de todos os bairros entorno.


Alem disso, estou inserida no Conselho Municipal da Moradia Popular como  conselheira representante das Comunidades de Bairros de nossa cidade.
E finalmente estamos empenhados na formação da Rede de Desenvolvimento Social, uma ação comunitária coordenada pelo SENAC-RP, com o segundo curso em andamento de “Desenvolvimento de Lideranças Social”, e “Gestão de Projetos Sociais”, este em fase de conclusão em dezembro próximo; Como projetos em fase de negociação com parcerias,temos  a implantação uma Biblioteca Comunitária que deverá funcionar na Praça das Tecnologias, ou em último caso em nossa própria sede, em parceria com o Programa Cidade Viva, que atenderá as crianças de jovens também dos bairros da região norte; um curso de Mecânico de Motos, com o professor e morador no Bairro Paulo Gonçalves, para jovens a partir de 16 anos;projeto em fase de planejamento, juntamente com a coordenadoria so Serviço Social, de quem aguardamos a disponibilização do espaço próprio para a instalação do material.

5- Quais são os cursos que a associação oferece aos moradores?
R-Alfabetização Digital, Balé, Bordados e Pinturas (Tecidos e Telas), Bad Minthon, Manicure,Patchwork.

6 -Existe muita procura?
A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péR-Sim e não. Gostaríamos que houvesse uma maior valorização do nosso espaço, pelos próprios moradores, o que não acontece. Temos alunos de bairros distantes, como Quintino, Ipiranga, e até de mais longe como Bonfim Paulita, cidade distrito de Ribeirão Preto . Mas 'Santo de casa não faz milagre!"Pelo menos estamos fazendo nossa parte e estamos sempre de braços abertos para receber quem quer que chegue!





 O SEMAS (Secretaria Municipal do Serviço Social) com Assistentes Sociais, Psicologas, Fisioterapeutas, vem desenvolvendo atividades esportivas com a população idosa e temos  um projeto em fase de preparação, em parceria com a ONG OECSP sob a coordenação do prof de Educação Física Lucas, para a inclusão de jovens  e adolescentes na pratica de Bad Minthon, que apesar de pouco divulgado em nosso meio, e o segundo esporte mais praticado no mundo; paralelo a esse trabalho que conta com mais dois Assistentes Sociais; outros pontos são trabalhados com os jovens, como alimentação saudável, orientação de saúde junto as mães e prevenção ao uso de drogas ilícitas.


A nossa proposta inicial, foi quebrar a barreira invisível que dividia a nossa comunidade das demais: e isso já vem sendo realizado, com sucesso.
Recebendo a visita da Prefeita Darcy Vera na sede social do Maria Casa Grande Lopes


Já atuamos com projetos no jardim Orestes Lopes de Camargo,  jardim José Sampaio, Parque dos Pinos e Jardim Maria Casagrande Lopes.


Mas estamos muito motivados com a inserção do programa do Senac  sob a coordenação da Mediadora do Senac  Carla Rangel em nossa comunidade,que nos trouxe entre outros o Curso de Projetos Sociais para lideranças e quem mais se interesse, com isso pudemos  conviver, interagir e trocar experiências com representantes de outras comunidades com realidades diferentes da nossa região, e certamente teremos ótimos resultados; estou muito motivada com estas perspectivas. Quanto as dificuldades elas nos impulsionam a seguir adiante, porque são necessárias e importantes para o amadurecimento e consequente crescimento da comunidade.

Obs: Se você quiser adicionar qualquer outra informação que ache relevante vou ficar agradecida.
Comentário: Convivemos com algumas dificuldades que apesar da aparência, são de difícil solução, quando depende dos orgãos públicos. Ha muita morosidade em atender uma reivindicação como a troca de uma simples lampada, para proporcionar ambiente adequado, para aulas noturnas por exemplo.
Precisamos também de uma maior participação dos moradores nas reuniões  para a instalação efetiva da Rede Social, que é “Igualitária e Democrática”;
Quer dizer: É necessário a participação efetiva dos comunitários pra que se possa montar a rede, e onde aprenderemos a nos mobilizarmos  e nos organizarmos como uma comunidade ativa cujas ações traga benefícios para todos.
Espero ter sido útil, me coloco a sua disposição, agradecida pela oportunidade.
Abraco, Eunice Fomm


*Publicado originalmente em 02/08/2012


Nenhum comentário: