Seguidores

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tenho Um Amigo Poeta- João Nery Pestana






“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.”
Fernando Pessoa

João Nery Pestana
Membro fundador e presidente de honra da UEI


Era uma chuvosa tarde de domingo. O terceiro milênio já alvorecia. Quis a vontade dos deuses que cultores do belo se juntassem — como se ajuntavam os aedos a seu forminx —- para exaltar a mais sublime das artes, a poesia. Naquele memorável encontro, em que sonhos e almas se desnudavam num frenesi unívoco, as palavras ganharam forma: de unidades mórficas, transmutaram-se em matéria orgânica, dando vida à União dos Escritores Independentes (UEI).


Superados os óbices e colhidos os louros de quatro antologias lançadas, surge a quinta coletânea. Uma satisfação assaz derrama de nossas mãos ao percorrer as páginas desta seleta e deparar com mãos outras que desenham versos e outros versos que enredam prosas constantes de revelações e agradáveis surpresas, que nos enlevam ainda mais quando nos é dado saber que algumas dessas abençoadas mãos são iniciadas no templo das palavras por meio deste trabalho; outras são antigas e conhecidas caminheiras da senda. Se estas merecem lisonjas pela persistência, aquelas pela coragem de começar.


A UEI acolhe-as em seu seio, deixando-as livres para crescer segundo suas vocações. Nesse refletir, é oportuno o dizer de Charles Baudelaire: A liberdade concedida ao artista só tem paralelo na responsabilidade que lhe atribui. E também sobre nós pesa um fardo: explorar o mundo do artista. As compensações são infindas.


Agradecemos a todos quantos colaboraram para a elaboração desta coletânea comemorativa do 10º aniversário da UEI, que, em sua profícua existência, alçou voo e hoje, voando fora das asas, aponta para a maturidade, seguindo à risca os desígnios que nortearam o seu planejamento: ser útil aos que desejam refletir sobre os matizes do pensar e do sentir neste fascinante universo das letras.

Um comentário:

João Nery Pestana disse...

Obrigado, querida, o carinho é recíproco. Você está entre aquelas pessoas que têm o coração maior que o mundo e a alma tão iluminada quanto o sol de verão. bjs!!!