Seguidores

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

DENGUE! VAMOS PAGAR PRA VER?

Estive hoje na Unidade da Saude da Familia de minha comunidade, para o controle de glicemia; confesso que fiquei angustiada com o quadro que vi ali.

A unidade estava tão cheia, que os corredores estava escuro, e com um borburinho semelhante a feira-livre.

Havia uma fila de tres ambulancias na porta - coisa rara- para encaminhar pacientes graves para os hospitais da cidade.



Como sempre sou atendida na sala de enfermagem destinada a medicação e controles, me sentei aguardando a auxiliar que normalmente me atende nesse procedimento. Ela demorou mais de 20 minutos ppara aparecer , pois estava socorrendo alguem, que logo foi levado pelo SAMU; seu problema? Dengue! Haviam mães afloitas, reclamando da demora no atendimento, com filhinhos chorosos e inquietos nos braços, uma agente de saude da familia solicitamente tentava acomodar quela mãe, dentro das condições possiveis do momento.

Decidi, que não adiantaria permanecer ali, pois a sala de atendimento emergencial,estava lotada. Saí em busca da Enfermeira responsavel, que encontrei na sua sala, do lado oposto ao que estava. Esta estava mais livre , e pode me atender. Perguntei-lhe a razão de tantas pessoas na unidade em plena quinta-feira, dia em que normalmente é tranquilo. Antes que ela me respondesse, visualizei a tela do seu micro e descobri a resposta, mas ela , a Enfermeira, logo me confirmou a suspeita: Dengue, Eunice, todos estão NOVAMENTE COM DENGUE!

Além de uma nova virose gripal com sintomas semelhantes ao da DENGUE, só diferenciada com exames.

Após meu atendimento, sempre muito bom, diga-se de passagem, SEMPRE SOU MUITO BEM ATENDIDA, por funcionários dedicados e acolhedores, resultado do trabalho de 10 da Enfermeira Marta, que infelizmente não está mais na Unidade; sai, deparando com uma nova ambulancia na porta aguardando para remover mais um paciente grave.

]


De volta para casa, avistei na borda da mata ciliar dois homens carregando lixo e dispensando ali, quase na calçada, já que apenas se aproximavam da margem a tiravam os entulhos.
Fiquei desanimada com aquilo.
>


De que adianta todo o empenho dos orgãos publicos, que limpam os terrenos a cada tres, quatro meses, enchem caminhões de sofás, tanquinhos, armarios, roupas, utesilhos de cozinha, potes plasticos, brinquedos, e uma infinidade de sacolinhas de supermercados com pequenas porções de lixo que são atiradas irresponsavelmente por moradores que querem ter suas casas e quintais limpos, mas não se preocupam com quem mora nas áreas proximas a estas áreas publicas.







Recordei-me que em meados do ano passado, ouvi algumas senhoras dizendo de boca cheia, que os moradoressão porcalhões, e depois avistei familiares delas estacionando carros na beira da mata e atirando sacolas de lixo; e isso num dia em que o lixeiro passaria logo mais.





Acredito que hoje TODOS sabem bem as consequencias dessa irresponsabilidade, pelos numeros do ano passado, provavelmente poucas familias, não tiveram pelo menos um parente que não sofreu com a epidemia de DENGUE QUE ASSOLOU NOSSO MUNICIPIO.
As crianças escolares, sabem e fazem sua parte, criticando os adultos quando teem atitudes anti social, com respeito ao descarte do lixo domestico. As midias, estão aí fazendo sua parte, os orgãos responsaveis não deixam por menos. Porém o que vislumbro, são negros dias em mais uma epidemia que se anuncia.

Todos sabem que uma vez containado por dengue de um tipo, fica-se imune aquele tipo, mas em comoensação, se for contaminado por um outro tipo, a coisaq fica MUITO MAIS GRAVE, E PODEREMOS TER UM NUMERO ELEVADO DE ÓBITOS POR DENGUE. JÁ CONTAMOS COM DOIS CASOS CONFIRMADOS.






Em menos de um mes, a área que contorna o corrego que corta nosso bairro, foi limpo pela secretaria especifica, e como esta área contem a ciclovia, espaço utilizado, por mim e por muitos para fazer caminhada, acompanhamos seu estado diariamente, e voces precisão ver para crer; Niguem diz que aquilo estava bem limpo e verdejante a uns 20 dias atraz, tamanho é o volume de lixo ali despejado.





Pelo jeito, ainda vamos ter que sofrer muito, para aprendermos essa lição, que não precisava ser dolorosa!


Nenhum comentário: