Seguidores

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Minha Cor favorita- 8° Desafio B.U.


Minha paixão pela cor AZUL

Segundo os entendidos:
O azul é uma cor suave, que produz calma, tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz e segurança.
Ela favorece as atividades intelectuais e a meditação.
 A contemplação de azul determina profundidade, sentimento de penetração no infinito, sensação de leveza e contentamento.



 As flores azuis são sempre mais delicadas, pequenas, e estão presentes em a Natureza selvagem, isto é: Não são muito cultivadas nos jardins.
São de encher os olhas e sonhar!






É a cor preferida das pessoas calmas, seguras, equilibradas e leais.
O azul estimula na personalidade a doçura, a parcimônia, a sensatez e a ternura.
É uma cor passiva, concêntrica, perceptiva, sensível, incorporativa e unificadora.


São raros os frutos azuis e pouco conhecidos, como o mirtilo ,a Psicotria ,Salsicha Azule o Bago de Capitão. que aparecem nas fotos.
É a cor da compaixão, e também uma cor feminina, da paz de espírito, da ética, da integridade e da confiança.
 Favorece a criação e a manutenção de um clima ou ambiente calmo e organizado em residências ou locais de trabalho.








Daí ser conveniente pintar as paredes de azul em locais sujeitos a muita tensão, atritos e desavenças.

Entre os seres vivos, a cor azul ´é tida como sinal de nobreza .
Num sentido mais profundo, o azul é a cor da nossa identificação com o planeta, que visto do espaço é de um azul indescritível.

Em suas tonalidades mais escuras, o azul é relacionado ao infinito profundo e à eternidade; em seus tons mais claros, ao êxtase místico.

Inspira os poetas e enamorados.

 No azul do teu olhar 

 
Mergulhada no azul do teu olhar,

Rodeada pelo azul da imensidão

O jardim perfume azul a exalar,

Eu submeto ao azul meu coração.

Sinto o teu hálito azul na minha face

Quero o teu beijo azul na minha boca.

O brilho da lua é azul nesta hora

E é um torvelinho de azul a aurora.

Este instante azul não foge fugace,

Preservo-o no azul da minha mente oca.

 Presença  no cotidiano e  na música :
.Meu vestido Azul

Poema Azul

Maria Bethânia

O mar beijando a areia
O céu e a lua cheia
Que cai no mar
Que abraça a areia
Que mostra o céu
E a lua cheia
Que prateia os cabelos do meu bem
Que olha o mar beijando a areia
E uma estrelinha solta no céu
Que cai no mar
Que abraça a areia
Que mostra o céu e a lua cheia
um beijo meu
Na Bandeira do nosso  país cuja belesa é indiscutível, tem o significado de céu.



E pra embalar toda esta beleza, uma musica digna de ser ouvida.
Deus e eu no sertão com Victor e Leo, ilukstrado. 


Carinhoso abraço a voce que se deu ao trabalho de acompanhar este desafio até aqui. Deus lhe abençõe hoje e sempre!.



Maria Desdobrando Psicologia: SEBO SOLIDÁRIO 7Irmão ou parente da MARIA DOBRA...

Maria Desdobrando Psicologia: SEBO SOLIDÁRIO 7


Irmão ou parente da MARIA DOBRA...
: SEBO SOLIDÁRIO 7 Irmão ou parente da MARIA DOBRADURA e da MARIA DESDOBRANDO PSICOLOGIA No último sábado - o3/o9 realizamos a reunião ...

domingo, 29 de janeiro de 2012

Uma história de amor construída pelo bem

Dona Aparecida Conceição Ferreira:

Nascida na cidade de Igarapava, S.P. dedicou 40 anos de sua vida aos portadores do Fogo selvagem, veio de família pobre e não se intimou quando teve que deixa-lá de lado para cuidar dos doentes.         

 

 Hospital do Fogo Selvagem de Uberaba pede socorro      

                     

Construído pela Sra. Aparecida Conceição Ferreira com dinheiro de esmolas, sem nenhuma ajuda do governo, o Hospital passa por sérias dificuldades: os salários não são pagos desde janeiro e a dívida já chega a R$55.000,00. O Lar da Caridade, também chamado de Hospital do Fogo Selvagem, ou Hospital do Pênfigo já chegou a atender 300 pessoas; hoje, mal consegue atender 20 pacientes.          

A Sra Aparecida de 94 anos iniciou seu trabalho com os portadores do Fogo Selvagem ainda jovem, quando, enfermeira em um hospital, se recusou a negar tratamento a portadores dessa doença e os levou para casa, para cuidar deles. Sem o apoio da família, ela passou a lutar para construir um local onde abrigar aqueles doentes, que eram tratados com desprezo e preconceito pela população uberabense. D. Maria em uma entrevista chega a contar que numa casa onde pediu esmola com seus doentes, a proprietária da casa, passou álcool nas grades do portão onde D. Maria apoiou as mãos.

 

Sem poder contar com a caridade do povo de Uberaba, D. Maria passou a viajar para São Paulo, onde pedia esmolas para seus doentes. Nessa época passou a contar com a ajuda de Chico Xavier, e sendo católica, aos poucos se converteu a fé espírita, e passou a ser auxiliada não só pelos amigos de Chico, mas também, pelas caravanas que vinham até Uberaba encontrar o médium e pelo Jornalista Saulo Gomes.

D. Maria chegou a ser presa em São Paulo por pedir esmolas: "Aqui não tem um grão de areia dado pela Prefeitura, nem pelo Estado ou a União. Foi o povo quem me ajudou. O pessoal espírita daqui fazia a campanha "Auta de Souza" e traziam as coisas para mim. Mas não dava para manter a casa, porque no final de um mês eu tinha trinta e cinco doentes. Fui para São Paulo e ficava no Viaduto do Chá, em frente da Light. Punha um lençol, as meninas segurando, e eu com um sino dizia: "Me dêem uma esmola pelo amor de Deus, para os doentes do Fogo Selvagem de Uberaba".

E aí o povo ia jogando níqueis. Na época, foram dois vereadores daqui passear em São Paulo: um advogado e um médico. Achando que eu estava desmoralizando Uberaba, fizeram Ofícios para o Chateaubriand (*) e para a Delegacia. Fiquei oito dias no xadrez, até que uma advogada, Doutora Izolda, me tirou. Quem mandou ela me tirar, não sei até hoje, pois ela já morreu." (fonte: Entrevista Dona Aparecida )

 

Algumas das atividades que já foram oferecidas pelo Lar da Caridade: internação e tratamento dos pacientes com diagnóstico comprovado de pênfigo. abrigo de crianças e adolescentes, distribuição de medicamentos com a apresentação de receita médica pelo usuário, atendimento psicológico institucional, distribuição de sopa, cestas básicas, enxovais para recém-nascidos, roupas, calçados, materiais diversos para as pessoas em situação de vulnerabilidade da comunidade entre outras diversas formas de assistência social.

http://www.hospitaldofogoselvagem.com.br/                   

Doenças da Pele
Pênfigos
O que são?

Os pênfigos são doenças que causam o aparecimento de bolhas na pele e, algumas vezes, nas mucosas. Eles têm, como característica comum, a localização das bolhas na camada mais superficial da pele, a epiderme.
Um mecanismo imunológico, de auto-agressão, faz com que anticorpos ataquem a pele, provocando a perda da aderência entre as células da epiderme, o que causa as bolhas.
Existem diferentes tipos de pênfigos. Os 2 principais são o Pênfigo Vulgar e o Pênfigo Foliáceo. O Pênfigo Foliáceo tem uma variedade que ocorre no Brasil, na região centro-oeste e nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, conhecida como Fogo Selvagem.
Manifestações clínicas
  • Pênfigo Foliáceo: conhecido como Fogo Selvagem, acomete principalmente adultos jovens e crianças que vivem em áreas rurais, próximo a rios e em algumas tribos indígenas. A doença caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas superficiais, que confluem e rompem-se facilmente, deixando a pele erosada (em carne viva) e formando regiões avermelhadas recobertas por escamas e crostas.
    As bolhas começam pela cabeça, pescoço e parte superior do tronco e depois espalham-se por todo corpo, mas não ocorrem nas mucosas. As lesões são dolorosas, com sensação de ardência e queimação, que originou o nome Fogo Selvagem.




 Hospital Adventista do Pênfigo

MISSÃO
“PROMOVER A SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL, SEGUINDO O EXEMPLO DO SENHOR JESUS, O MÉDICO DOS MÉDICOS.”
VALORES
“O AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO TENDO O PACIENTE COMO CENTRO DAS ATENÇÕES, O RESPEITO AOS PRINCÍPIOS BÍBLICOS, A ÉTICA PROFISSIONAL EM TODAS AS SUAS ESFERAS E A QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.”

VISÃO
“SER UMA REDE DE EXCELÊNCIA NA PREVENÇÃO E CURA, PROMOVENDO A SAÚDE INTEGRAL.”


Filosofia das Instituições Adventistas de Saúde:
01 – A Igreja Adventista do Sétimo Dia promove desde seus primórdios, uma filosofia da saúde e da cura, desenvolvendo um sistema de instituições médicas e um estilo de vida que promova a saúde. Esses ensinamentos, baseados nos princípios bíblicos e expressos mais explicitamente nos conselhos dados por Ellen White, os quais têm sido comprovados nos últimos anos pelos achados das investigações cientificas.

02 – A Igreja deu passos positivos em sua etapa formativa para desenvolver um estilo de vida saudável e, ao mesmo tempo, solicitou que seus membros se abstivessem totalmente do uso de alimentos ou substâncias prejudiciais ao organismo.

03 – A Igreja uni-se também a outras organizações não-adventistas, dedicadas a desenvolver programas para combater os danos físicos e sociais causados pelo álcool, o fumo, as drogas e outras substâncias nocivas.

04 – A Igreja, com sua profunda preocupação pelas necessidades humanas, desenvolveu um importante sistema mundial de atenção médica para aliviar a doença e o sofrimento. O objetivo de nossa missão não é somente a cura física, mas promover o bem-estar físico, mental e espiritual de todas as pessoas.

05 – O cérebro para funcionar depende do bem-estar geral do corpo. Essa é a razão pela qual nosso bem-estar físico e nossa lucidez mental são interdependentes. A clareza da mente é essencial para poder discernir entre o bem e o mal, entre a verdade e o erro.

06 – Nosso objetivo é, mediante a graça divina, animar o ser humano a viver em harmonia com as leis divinas da saúde, não apenas para desfrutar de seus benefícios e ter uma vida mais longa, mas também para alcançar o maior e mais importante propósito de obter o discernimento moral.

07 – Preconizamos o estilo de vida saudável apresentado por Deus e promovemos sua sábia apresentação, como uma forma de levar às outras pessoas a plenitude da mensagem do Evangelho que abrange a natureza física, mental e espiritual do homem.

Princípios Operacionais do Hospital Adventista do Pênfigo:

– Aqui, damos alta prioridade à dignidade pessoal e às relações humanas. Isso inclui ser apropriadamente diagnosticado e tratado por pessoal competente, em uma ambiente que transmite segurança e conduz à saúde física, mental e espiritual; ensinando hábitos de vida saudável. Incluindo também um apoio ao paciente terminal e sua família, ao longo de todo o processo.

– Em nossos regulamentos os procedimentos médicos refletem sempre numa elevada consideração e preocupação pelo valor da vida humana e a dignidade individual de cada paciente.

– Como Instituição Médica Adventista damos as boas-vindas aos clérigos de todos os credos religiosos para visitar seus paroquianos.

– Nossa missão é representar a Cristo ante a comunidade, e especialmente perante aqueles que utilizam nossos serviços, e isto fazemos com uma equipe humana, compassiva e competente, e que mantém em alto nível as práticas e normas da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Guiados pelos ensinamentos de Jesus Cristo, uma equipe de aproximadamente 270 funcionários trabalha dia e noite, para cuidar da saúde das pessoas que aqui chegam à procura de cura para os seus males. Nosso principal objetivo é fazer com que todos se sintam bem e através dos pequenos gestos fazemos a diferença.


Ocorrencia do Penfigo entre os Indígenas brasileiro 


O pênfigo foliáceo endêmico (PFE), ou fogo
selvagem, ocorre com elevada prevalência e
freqüente distribuição familiar na América
Latina. No Brasil, estima-se que há atualmente
mais de 15.000 casos, acometendo predominantemente
adultos jovens (Diaz et al., 1989). O
número de casos de PFE é tão elevado em
algumas regiões do Brasil e principalmente no
Centro-Oeste, que existem hospitais especializados
em seu tratamento (Diaz et al., 1989).
No Estado de Mato Grosso, as áreas indígenas
Xavánte são reconhecidas no meio indigenista
como de alta endemicidade para o PFE.
Infelizmente, são escassos os dados de morbidade
para as diversas aldeias Xavánte, dificultando
não apenas o cômputo de casos, como
também a obtenção de informações sobre sexo,
idade, relações de parentesco e aspectos clínicos
dos pacientes.

Fonte:http://www.scielo.br/pdf/csp/v8n3/v8n3a11.pdf


Agradeçamos ao Criador, todos os dias vividos na saúde e no amparo da família sob as bençãos do Altíssimo; E, quanto nos for possível, auxiliemos aqueles que sofrem dores indescritíveis, sob o guante da pobreza.



sábado, 28 de janeiro de 2012

Selinhos que ganhei


Recebi estes selinhos lindos da amiga Mimos da Graça 





Obrigada  amigas, adorei!
Devo oferecer para outras cinco amigas.

http://mariaberlofaamapintar.blogspot.com 

http://clubedemaestrocadosaber.blogspot.com 

http://lucimarestreladamanha.blogspot.com 

http://gugaterapeutaholistica.blogspot.com 

http://sheilarteseva.blogspot.com 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Controle de Zoonoses abre inscrições para castração de animais domésticos

Controle de Zoonoses abre inscrições para castração de animais domésticos


A Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde inicia na próxima quarta-feira, dia 1º de fevereiro, o processo de inscrições para os interessados em castrar animais domésticos como cães e gatos. “Nessa primeira fase vamos agendar 300 castrações. As inscrições serão encerradas quando esse número for preenchido”, explicou a bióloga Eliana Colucci, responsável pela Divisão.

Os interessados em castrar seus animais devem procurar pessoalmente a Divisão de Controle de Zoonoses, localizada na avenida Eduardo Andréa Matarazzo (Via Norte), 4.255, levando cópia do documento de identidade e de um comprovante de residência. “Faremos o agendamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16 h”, informou Colucci.
Luppi e Bubú 

Cirurgia – A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses mantém parceria com o Hospital Veterinário do Centro Universitário Moura Lacerda, Esta semana foi realizado o primeiro mutirão de castração de animais do ano e 30 animais passaram por cirurgia. “Outros 30 animais participarão do mutirão agendado para o dia 31 de janeiro”, explicou a bióloga.

Esses animais que já estão sendo castrados, segundo Eliana Colucci, foram cadastrados no final do ano passado. Novo cadastramento está previsto para o mês de abril. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones 3628-2015 e 3628-2778.



Projeto Agulhas Solidárias


Fundo Social segue com inscrições abertas para o Projeto Agulhas Solidárias

Por meio de convênio fechado com o Fundo Social do Estado de São Paulo, projeto é oferecido gratuitamente
Projeto conta com ampla estrutura, como máquinas e material necessário


Garantindo a geração de renda na terceira idade, o Fundo Social de Solidariedade, por meio de convênio fechado com o Fussesp (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo), segue com inscrições abertas para aulas de costura e bordado, oferecidas no período da manhã. Para se inscrever é necessário ter mais de 60 anos e renda familiar de até dois salários mínimos. Mais informações pelo fone 3625-7194.
O projeto já conta com sete máquinas de bordado e costura, mesas, cadeiras, além de todo o material utilizado, como tecidos, linhas e armarinhos em geral. “Esta é mais uma iniciativa que visa a capacitação transformada em geração de renda. As alunas receberão noções de custos e venda, além de ter seus produtos comercializados e receberem por isso”, explicou a presidente do Fundo Social de Ribeirão Preto, Mara Regina Canheo Pereira.

Inscrições podem ser feitas na sede do Fundo Social de Solidariedade ou pelo telefone 3625-7194

De acordo com a prefeita Dárcy Vera a iniciativa faz parte de uma das prioridades do atual governo. “É um espaço aconchegante e bem montado para desenvolver este projeto, que atende o objetivo de aprimorar e formar novos profissionais”, afirmou a prefeita, lembrando que diversos projetos voltados à profissionalização têm sido efetivados, como a Padaria Artesanal e o Centro de Qualificação Profissional e Social.

Fonte Coordenadoria da Comunicação Social
Fotos Roberto Galhardo

Centro de Qualificação Profissional- Inscrições abertas


Centro de Qualificação Profissional está com inscrições abertas
As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro nas três Unidades do Centro de Qualificação: Ipiranga, Sumarezinho e Bonfim Paulista.



Dando continuidade às ações de política pública no fomento a qualificação profissional, geração de emprego e renda no município, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Centro de Qualificação Social e Profissional está com inscrições abertas para os 38 cursos oferecidos gratuitamente à população, entre eles: assistente administrativo, bordados, confeitaria básica, informática, corte e costura, culinária, depilação, design de sobrancelhas, maquiagem, inglês e espanhol, garçom e garçonete, gestão de negócios e técnicas de secretariado, manicure e pedicure.
Os cursos possibilitam o conhecimento teórico e prático, preparando e encaminhando novos profissionais ao mercado de trabalho. “Com prioridade na valorização do ser humano, buscamos a cada dia a qualidade e atualização dos cursos oferecidos, atendendo a demanda do mercado de trabalho, garantindo, desta maneira, melhores resultados no acesso ao mercado de trabalho dos alunos.
 O Centro de Qualificação mantém parceria com grandes empresas possibilitando o imediato encaminhamento destes alunos”, destacou a coordenadora do equipamento, Rosangela Fontanezi.
O Centro de Qualificação Profissional já capacitou mais de 12.000 alunos nesta administração e tende a crescer aumentando o número e variedade de cursos, com objetivo de abrir o leque de opções à população.
Inscrições – As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro nas três Unidades do Centro: Ipiranga, Sumarezinho e Bonfim Paulista. Mais informações pelo telefone 3630-0401.
Endereços:
Sede do Centro de Qualificação Social e Profissional
Avenida D. Pedro I, 45, Ipiranga
Fone 3630-0401

Unidade I – Bonfim Paulista
Rua Carlos Norberto, 127
Fone 3976-1859
Unidade II
Rua São Salvador, 1.309, Sumarezinho
Fone 3626-3899

Tirando o Planeta do Sufoco-


Escolhido para o início conjunto da prática de conscientização e substituição de sacolas descartáveis por meios sustentáveis, o dia 25 de janeiro começou com o encontro entre participantes da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, realizado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), com apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto. Estiveram presentes no evento, realizado na Esplanada do Theatro Pedro II, o vice-prefeito, Marinho Sampaio; o vereador Bertinho Scandiuzzi; o diretor regional da Apas, Tiago Albanezi; dentre autoridades e representantes do setor mercadista.

“Esta iniciativa é um grande passo a caminho de positivos resultados que deveremos alcançar em benefício do meio ambiente. A Prefeitura apoia, e tem como uma de suas prioridades, o desenvolvimento de ações e projetos de conscientização ambiental. Para a conquista de um mundo melhor é necessário que a população participe ativamente desta iniciativa”, destacou o vice-prefeito, Marinho Sampaio.



Somente em Ribeirão Preto são utilizadas mensalmente cerca de 40 sacolas por pessoas. Isso representa 60 milhões de sacolas, que demoram de 100 a 500 anos para se deteriorarem no meio ambiente.Para o diretor regional da Apas, Tiago Albanezi, os supermercados continuarão a conscientizar a população sobre utilização de meios sustentáveis, orientando os consumidores para a adaptação. “A ação vem ganhando a adesão de ONGs, que encontraram na fabricação de sacolas reutilizáveis uma fonte de renda”, explica Tiago.

Campanha – Lançada inicialmente em 2010, na cidade de Jundiaí, a campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a substituição das sacolas plásticas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados. “São importantes os esclarecimentos sobre a necessidade de evitar também o descarte de sacolas plásticas no meio ambiente, por serem a causa de entupimentos de bueiros, enchentes e asfixia de animais”, lembra a secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre.
 
A campanha realiza ainda o levantamento de fornecedores de sacolas reutilizáveis e a produção de materiais que serão disponibilizados aos supermercados associados, o treinamento dos funcionários dos supermercados por meio de um curso a ser ministrado pela Escola APAS, além da divulgação da campanha nas mídias sociais, para conscientizar toda a sociedade sobre a necessidade de acabar com a cultura do descarte.














;      É hora de nos adaptarmo a uma nova realidade. No inicio pode parecer desconfortável, porém  logo descobriremos que podemos sim viver sem algo que traz  consequencias nocivas à VIDA no Planeta e portanto a cada criatura vivente. Nós podemos viver sem elas.                                             








Fonte: Secretaria da Comunicação Social de Ribeirão Preto- SP.

Grupo HAVAN chega a nossa cidade


A Havan
Fundada em 26 de junho de 1986, em Brusque/SC, tem filiais nas cidades catarinenses de Balneário Camboriú, Barra Velha, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Tubarão, São José e Palhoça. No Paraná, está presente nas cidades de Cascavel, Curitiba, Toledo, Maringá, Londrina, São José dos Pinhais, Pinhais, Foz do Iguaçu e Paranaguá.

Agora chega a Ribeirão Preto.-"
“É com prazer que anunciamos a vinda do grupo Havan para Ribeirão Preto. Eu fiz o convite ao Luciano para conhecer a cidade, e há dois meses ele veio e adorou. E hoje veio para trazer este presente. Com a construção das três lojas, serão gerados 1.000 empregos diretos com investimento de R$ 60 milhões”, declarou a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera

A Havan foi pioneira no sul do Brasil na expansão do horário de atendimento, abrindo aos domingos e feriados. Mantém um sistema próprio de financiamento, com o Cartão Havan, que permite aos clientes parcelarem suas compras em até 10 vezes sem entrada e sem juros.

Além de importantes programas sociais, a Havan está próxima da comunidade através da realização de eventos, que atraem grande público. 


Nas lojas, o espaço interno segue o “Padrão Havan 2020”, que alia modernos conceitos de arquitetura e visual merchandising, inspirados nos maiores centros de consumo mundiais. O espaço físico, layout, expositores e as tecnologias aplicadas nas unidades da Havan são projetados para aliar conforto e praticidade às compras.
 

Cidade Empreendedora: Prefeitura anuncia vinda do grupo Havan para Ribeirão Preto
A cidade abrigará três lojas do grupo, gerando mil empregos diretos e um investimento de R$ 60 milhões
 





As fachadas das lojas são padronizadas. Esta é a matriz, na cidade de Brusque (SC)






O ribeirão-pretano vai encontrar produtos variados, desde uma maquiagem a uma lavadora de roupas. “Nosso grupo escolheu a cidade de Ribeirão Preto por saber de sua importância na economia brasileira e por ser um polo regional. 





A cidade vai receber três lojas do grupo Havan, com uma completa linha de produtos. Somos a maior loja de departamentos do Brasil e nos sentimos orgulhosos de trazer aos ribeirão-pretanos nossos produtos, que são de extrema qualidade. Estamos em grande expansão pelo Estado de São Paulo, e até o final de 2012 abriremos seis lojas no Estado”, finalizou Luciano Hang, diretor presidente da Havan. 

        

*A cidade abrigará três lojas do grupo, gerando 1.000 empregos diretos e investimento de R$ 60 milhões


Conheça um pouco mais sobre o Grupo Havan

Leituras Inesquecíveis

Desafio Literário Blogueiras Unidas


Leituras inesquecíveis!


De fato sou uma consumidora de livros, já fui “traça de biblioteca”, hoje leio um pouco menos, mas não perdi a paixão pelo prazer de devorar um livro após o outro. Meu  primeiro livro, foi um presente de meu querido e saudoso pai em um natal quando  eu tinha  apenas 8 anos; era o livro , na verdade um livreto de capa azul, contando A   História de José. Fiquei tão encantada, tão contaminada com a  história que li e reli este livro até que ele se desfez de tanto manuseio. Me deliciava com cada situação vivenciada pelo jovem josé. Depois  na adolecescencia, me tornei leitora compulssiva, e  ficava anciosa pelas férias de final de ano, quano praticamente me internava na biblioteca da cidade, e ainda  levava 3 livros para casa, chegava a ler 4 ou cinco livro no recesso escolar de final de ano.

Nesta época, entre muitos, o que me marcou muito foi” O Cortiço” - Aluísio de Azevedo.Enquanto lia, ia tentando me imaginar dentro do cortiço.  A descrição do ambiente, sua constituição fisica e geografica, a caracteristica especifica dos seus  personagens, me intrigava muito,  com joão romão e suas manias de  um sovina groseiro e sovina, ao ponto de comer frutas e legumes em fase de apodrecimento, só pra não perder nada do seu estoque.A forma como tapeava sua ‘namorada’ a esforçada Bertoleza. E como se aproveitava dos recursos ganhos pela moça, com mentiras.

Era essa uma escrava que ganhava a vida vendendo peixe frito diante da venda de João Romão. Os dois tornam-se amantes. O protagonista aproveita as economias dela e, mentindo que havia comprado a sua carta de alforria, investe em seus próprios negócios, construindo três casinhas, imediatamente alugadas.
Com o tempo, de três chegam a 99 casinhas (na realidade, o progresso é devido não só ao tempo. Há também o dinheiro dos aluguéis que vai sendo investindo, numa postura claramente capitalista, e também o furto que João Romão e sua amante vão realizando do material de construção dos vizinhos), tornando-se o Cortiço São Romão (a maneira como Aluísio Azevedo descreve a origem e o estágio atual desse fervilhar tem claro gosto naturalista. No primeiro aspecto, as condições do meio – água à vontade – permitiram que a moradia coletiva se desenvolvesse. Existe, nesse tópico, uma forte influência dos avanços que a Biologia estava tendo na época. Quanto ao segundo aspecto, a maneira como são descritos os moradores em sua agitação, semelhantes a larvas minhocando num monte de esterco, é de uma escatologia tradicional a essa escola literária, rebaixadora ou mesmo aniquiladora da nobreza humana, ao comparar degradantemente suas personagens a animais, num processo conhecido como zoormorfismo). Aqui está a salvação do romance. Aluísio Azevedo tem deficiências no trato de personagens, tornando-as psicologicamente pobres, o que pode ser desculpável, pois o Naturalismo tem uma predileção por tipos. Essa característica vem a calhar a um autor que se notabilizara como caricaturista.”

Outro fato que marcou-me foi a fragilidade das mulheres que se deixavam levar e manipular pelos homens, a exemplo de Neném, adolescente negra de libido explosiva que acaba perdendo a virgindade nas mãos de um empregado de João Romão. Cai na vida. Existe também Albino, de tendências homossexuais, ou então Machona;

"Pombinha, moça afilhada da prostituta Léonie, que é responsável também por sua iniciação sexual. A menina é noiva de João da Costa. Seu casamento seria a garantia de saída daquela moradia pobre. Mas sua mãe tinha escrúpulos que adiavam o casamento: enquanto a filha não se tornasse mulher – ou seja, tivesse sua primeira menstruação., e que no final acaba virando lésbica. 
Estes dois fatores , a presença do homssexual masculino e feminino, mexeu com minha imaginação, visto que àquela  e´poca o convencional já se constituia  um complexo segredo mantido a sete chaves, pelos adultos, e muito confuso nas definições das amiguinhas."

O autor expressa de forma  clara o papel da mulher usada, submetida aos homens, como se fora de outra espécie. Me pertubava tambem a aquiescencia das mães cujas no meu conceito tinha como objetivo primeiro na vidam defender suas pequenas e encaminha-las para um casamento feliz, mesmo continuando paupérrima. De qualquer ângulo sua posição dentro de uma  sociedade machista é estremamente degradante.
Ah! E tem a Rita Baiana, verdadeiro ‘protótipo’ da mulata  brasileira de nossos dias.

Bem, o livro é muito bom de se ler, pois é uma  novidade após outras.
Vale a pena conferir, e voce pode baixá-lo com licença e tudo da Biblioteca digital  deo Ministério da Educação de Domínio Público  livre, cujo link segue abaixo.> http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf

(È bom que si diga que esta biblioteca já correu o risco de  ser tirada do ar por falta de acesso. Seu acervo é muito bom, e se a utilizarmos, estaremos contribuido para  mante-la e melhora-la.)

Agora, no momento, estou mergulhada nas obras do autor Roger Bottini Paranhos, já li  A Historia de um Anjo, Sob o signo de Aquário, estou lendo Akenaton , A Revolução Espiritual do Antigo Egito  e depois vou ler A Terra das Araras Vermelhas de Roger Faraudy, que já está  na  estante; Não exatamente assim porque revesamos-nos na leitura eu e meus filhos. Assim  o produto das feiras do Livro, vai passando de mão em mão, até que todos tenham lido todos os livros. Depois emprestamos para os amigos.


 l